segunda-feira, 8 de agosto de 2011

22 DICAS PARA MANTER A BOA FORMA NO INVERNO


1. Não tenha medo do frio, nos primeiros minutos de exercício já nem se lembrará de que ele existe.

2. Os exercícios mais propícios à temperatura do inverno são os aeróbios de intensidade moderada como caminhada, pilates, yoga e bicicleta. Além do aquecimento corporal, esses exercícios também contribuem para o gasto calórico.

3. As atividades com água, como é o caso da hidroginástica e da natação, não possuem muita adesão no frio. Portanto, priorize a substituição do esporte, ao invés do abandono temporário da prática do exercício físico.

4. De nada adianta querer colocar um monte de blusas de frio, tampouco uma capa de plástico envolvida no abdômen. Ao invés de intensificar a queima das calorias, como muitos acreditam, as medidas o farão perder liquido e, consequentemente, aumentar o risco de desidratação.

5. Se a preguiça da malhação no inverno se restringe a sair de casa, opte pelos exercícios caseiros como abdominal, alongamento, séries aeróbias ou até mesmo a esteira. É importante optar apenas pelos exercícios que já tenha recebido a orientação necessária de um profissional para a prática.

6. Caso pratique atividades físicas ao ar livre, a opção para não perder o ritmo nos dias de frio e chuva é substituir esse espaço por ambientes climatizados, seja em um clube, em uma academia ou mesmo na própria casa.

7. Se acordar cedo para praticar esportes no inverno passa a ser um martírio, busque um horário alternativo para a academia e prolongue um pouco mais as horas do sono matinal. Fazer exercícios físicos não pode ser uma tortura.

8. Escolha um horário em que a temperatura esteja mais quente. O calor estimula seus músculos para o exercício físico. Portanto, o horário do almoço pode ser uma boa alternativa para o inverno. Mas, para quem não tem essa opção disponível, a dica é emendar o trabalho com a academia.

9. No frio é possível também diminuir a intensidade dos exercícios. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que a prática do esporte seja realizada cinco vezes por semana e 30 minutos por dia para manter a saúde. Portanto, as visitas às academias não precisam se estender mais do que isso, como geralmente se faz no verão.

10. O cuidado com o choque térmico deve ser redobrado nesta época do ano. Nada de sair com o corpo suado para ambientes externos sem a proteção de um agasalho. Evite que o corpo perca o calor, adquirido com os exercícios físicos, de maneira brusca. Priorize a saúde sempre.

11. Os adeptos aos exercícios ao ar livre devem caprichar no agasalho. Ao ar livre ou não, a roupa para prática de exercícios tanto no inverno como no verão deve ser confortável para execução e amplitude dos movimentos. A diferença é que o frio exige um agasalho que não retenha o suorpara manter o corpo sempre seco.

12. Para evitar a desidratação é importante beber muita água durante os exercícios. Reponha ao menos o liquido perdido com a transpiração. Mesmo que não sinta tanta sede no inverno, já que o corpo transpira menos, o organismo exige a ingestão de 1 a 2 litros de água por dia. Ande sempre com uma garrafinha para se lembrar desse compromisso ou recorra aos programas de hidratação já disponíveis em alguns celulares.

13. A musculação também não fica de fora da lista dos exercícios recomendados no inverno. A prática mantém a musculatura e os ossos fortalecidos.

14. Evite os alimentos gordurosos antes dos treinos. O alimento rico em gordura, permanece mais tempo no organismo, dificulta a digestão e compromete o rendimento esportivo. Além disso, enquanto 1g de carboidrato tem quatro calorias, 1 g de gordura tem 9 calorias.

15. No inverno devem ser ingeridos os mesmos alimentos que no verão. O que vai diferenciar é o preparo. Portanto, ao invés de saladas, priorize os refogados. As sopas e os chás são excelentes opções para o frio, com baixos valores calóricos. Uma porção de sopa de grãos e cereais de 80 a 100g, por exemplo, pode ter apenas 300 calorias.

16. Para a prevenção de gripes, comuns nessa época do ano, é importante atentar-se aos alimentos ricos em vitamina C, tais como a couve, a salsa, o morango, o tomate e a acerola.

17. Não se esqueça do potássio para evitar cãibras durante a prática de exercícios. Além da banana, é possível recorrer ao tomate e a laranja.

18. Para manter a forma não basta fazer exercícios físicos. É importante também manter uma dieta saudável, baseada em legumes, verduras, carne, frutas, grãos integrais e fibras.

19. Ainda que no frio o apetite aumente, a recomendação é que sejam ingeridas de 800 a 1.200 calorias por dia para emagrecer. Faça uma reeducação alimentar com ingestão tanto de proteína, carboidrato, gordura - em pouca quantidade -, vitaminas e sais minerais.

20. Faça seis refeições por dia, três delas maiores (café da manhã, almoço e janta) e outras três intermediárias. A dica é não esperar ter fome para comer.

21. Esqueça-se dos doces e isso inclui o chocolate, tão consumido no inverno. Esse tipo de alimento pode custar 800 calorias de sua cota diária. Para saciar a vontade do doce opte pelas frutas secas in natura e por até quatro porções de frutas por dia.

22. Para conseguir usar o biquíni no verão ou mesmo manter a forma para a estação, é preciso começar a reeducação alimentar e a prática de exercício ainda no inverno para que o resultado seja eficiente.


Fonte: http://fotos.noticias.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário