quarta-feira, 20 de abril de 2011

O PODER DAS PALAVRAS

Fonte da Imagem:poesiasgraci.blogspot.com

As palavras são ferramentas poderosas. Devemos saber usá-las com sabedoria e carinho. Porém, na maioria das vezes somos demasiado prepotentes tornando-as intragáveis.
Pensamos, porém não refletimos. Somos cruéis ao usar as palavras e nem percebemos isso.

As pessoas adoram plantar flores coloridas, pois são belas e alegres. Da mesma forma, as pessoas preferem escutar palavras bonitas e elogiosas. Porém, as flores possuem espinhos e há plantas que são mais espinhosas do que floridas. Na mesma intensidade, as palavras  possuem duplo sentido ou, até mesmo, o poder da ironia. Mas devemos lembrar que mesmo as plantas espinhosas podem florir. Podemos concluir que apesar de não gostarmos de algumas palavras que ouvimos (as chamamos de críticas), podemos aprender com elas e melhorarmos a maneira que encaramos a vida.

Todos erramos nesta vida. Afinal, não somos nem nunca seremos perfeitos. Somos seres em constante mudança e sempre queremos descobrir até onde vai nossos limites. O que não podemos esquecer é que o nosso músculo mais inconstante é também a nossa arma mais poderosa. A língua é a principal ferramenta para que nos expressemos através das palavras e é por isso mesmo que devemos tomar cuidado com o que falamos no dia a dia, com nossos amigos, familiares ou mesmo desconhecidos. Podemos causar um problema maior do que possamos resolver se a usarmos com total irresponsabilidade e prepotência. As pessoas, por mais que algumas não demonstrem, são sensíveis e emotivas e podem se machucar.

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário