quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DESMONTANDO A ÁRVORE DE NATAL

Hoje é Dia de Reis. A tradição manda que nesta data, dia 6 de janeiro, os enfeites de Natal sejam recolhidos e guardados. É hora de voltar para o alto do armário. A tarefa que parece simples e exige só um pouquinho de cuidado e paciência para não quebrar os enfeites.

Diz a tradição que foi nesse dia que os Reis Magos viram a Estrela deBelém no céu e foram ao encontro de Jesus que havia nascido há pouco. Segundo a Bíblia, os Magos do Oriente chegaram a Jerusalém perguntando: "Onde está o Rei dos Judeus, recém-nascido? Vimos sua estrela e viemos adorá-lo". 

Os três homens chamados de “Magos" eram na verdade sábios orientais. Ninguém sabe ao certo deonde eles vinham, mas acredita-se que fossem da Arábia. Isso porque os presentes que ofereceram ao menino Jesus tinham tudo a ver com a região: ouro, incenso e mirra. Esses presentes simbolizam a realeza, a divindade e a imortalidade do novo Rei. 

A história também conta que um Mago era negro (africano), outro branco (europeu) e o terceiro moreno (assírio ou persa) e representavam toda a humanidade conhecida daquela época. Quanto aos nomes dos três, um cronista inglês chamado Beda, que viveu entre 673 e 735 d.C., disse que eles se chamavam: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.

DIA DE REIS PELO MUNDO
Em muitos lugares da Europa, a Festa de Reis é mais celebrada que o Natal. Tanto é verdade, que em determinados países os presentes são dados no dia 6 de janeiro. Na Espanha, a data é chamada deFesta de Reis. Na Itália eles chamam a festa da "Befana". A Befana é uma velha bruxinha boa que dá presente para as crianças. Na Europa inteira é feriado no Dia de Reis.

Existem presépios espalhados pela Europa nos quais os Magos são colocados apenas no dia 6 de janeiro, representando a real chegada à manjedoura. E o menino Jesus, ao invés de deitado, é trocado por uma imagem de menino maior, e que está sentado no colo da mãe.

Apesar de a maioria dos brasileiros não estar tão ligada quanto os europeus à Festa de Reis, inúmeras comunidades, principalmente no interior do Brasil, promovem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência da Europa da celebração mas que adotaram formas, cores e significados locais bastantes próprios de nosso povo.

Nos Reisados brasileiros há música, dança, celebração religiosa e orações. Os integrantes dessa comemoração folclórica fazem visitas às casas da região a pé e a cavalo. Aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (que representa a visita dos Reis Magos a Jesus) devem oferecer de boa vontade comida a seus integrantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário