sábado, 15 de janeiro de 2011

MEU MESTRE : SEVERINO ANTÔNIO MOREIRA BARBOSA


Me lembro com muito carinho deste nome. Meu amado professor de língua e literatura na faculdade. Um homem realmente genial. Genial por ensinar a partir dos erros, estimular a partir das dúvidas. Erros não dele, mas de outros. Painéis, outdoors, placas, fachadas. Com ele descobri como escrevemos errado no dia a dia, como falta-nos a prática da leitura para evitarmos estes erros. Lembro-me quando ele entrava na sala de aula e colocava no quadro uma frase qualquer que teria lido e absorvido em alguma placa exposta na rua. Pedia-nos para encontrar a discordância na frase ou algum erro na formulação da mesma. Sempre era desafiador. Quando terminávamos, nos sentíamos realizados, com sentimento de missão cumprida. Era estimulante e divertido. 
Engraçado, quando iniciei meu curso na faculdade(1º semestre), conheci alguns veteranos que me perguntaram se eu teria aula com o professor Severino. Respondi que ainda não (na verdade, ele seria meu professor apenas no 3º semestre do curso). Então, me disseram que quando eu assistisse a primeira aula dele, não iria querer outro professor de língua e literatura. Não é que tinham razão! Todos os que já tiveram com ele se apaixonaram pela sua aula e, cometendo um grave erro de redundância, pela sua paixão.
Sinto falta de suas aulas estimulantes e divertidas, de sua voz baixa e profunda, de seu ar de mestre sábio. Sempre foi muito bom conversar com ele para receber um pouquinho mais de conhecimento. Pena que nossas vidas estão em lugares distantes um do outro. Espero, qualquer dia desses, encontrá-lo por aí. É algo que me deixaria muito feliz.

18 comentários:

  1. Rosi!!
    Que lindo!!
    Realmente pude vizualizar-me em suas palavras!
    Exatamente isso que sinto...
    Ainda outro dia... no Aeroporto em SP, Congonhas, vejo essa figura ilustre... me acerco dele... le pergunto se lembra de mim... e ele responde: claro!
    Com uma doçura e simplicidade sem par!
    Perguntou até da minha filha...
    Emoção... indescritível!!
    bjo e obrigada por nos recordar tão maravilhosos momentos!

    ResponderExcluir
  2. VOCÊ TEM RAZÃO QUANDO DIZ QUE ELE É APAIXONANTE. QUANDO EU TIVE AULA COM ELE , EU TB FIQUEI ENCANTADA E APRENDI MUITO. ELE É UMA DAQUELAS PESSOAS SINGULARES E IMPRESCINDÍVEIS EM NOSSAS VIDAS. VIRGYNYA GUARATINGUETÁ

    ResponderExcluir
  3. Estou tendo aula de redação com ele, simplesmente incrível !

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!!!
    Eu não tive a felicidade de tê-lo como mestre, mas nem por isso deixo de desfrutar de sua maestria. Realmente sua profundidade nos toca a alma. Lembro-me quando ele e sua companheira Katia(minha querida amiga de "viagem")entraram em minha farmácia e ele em poucas palavras interpretou seu logotipo. Fiquei encantada!!! São estas purezas de alma que contribuem para a evolução do nosso ser e de nosso planeta.
    Heloisa

    ResponderExcluir
  5. Foi meu professor no Cursinho Anglo-Campinas + ou -35 anos atras; quando nasceu o seu filho Antonio.
    Severino?_Um anjo,que fala olhando nos nossos olhos sem pressa e sem um pingo de julgamento.Rara virtude!
    Um homem limpo como poucos.Nao perdia um minuto da aula dele.Como as aulas de literatura eram lindas, assim sussuradas por ele!!!
    Sorte a minha te-lo guardado do lado direito do peito!:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem tive um semestre inesquecível de literatura com Ele no Anglo-Campinas em 1982. Seu jeito instigador, provocando e torcendo pelas nossa descobertas da vida! Depois de 35 anos, eu o vejo no documentário "O Começo da Vida" e a lembrança de nossas conversas sobre a vida na pizzaria ao lado do cursinho no Castelo ressurge como se tivesse sido ontem...

      Excluir
  6. Severino também foi meu professor no Anglo em 1980.
    Devo a ele,toda a explosão de amor pela literatura,devo a Severino, a minha gratidão por cada palavra,cada expressão.
    Apesar de tantos anos,sua voz mansa e gutural ainda ecoa em meus pensamentos,sempre me ensinando.
    E seu sorriso doce e tímido nunca me fez abandonar a certeza de que sempre vale a pena, que sempre há mais para aprender!

    ResponderExcluir
  7. O "Severo" como eu o chamo foi meu orientador no Mestrado na Unisal. Ele é uma pessoa "única". Eu tenho muito carinho por ele e considero uma pessoa sensível e maravilhoso.

    Silvia Segato

    ResponderExcluir
  8. Tive a alegria de ser aluno do professor Severino e, mais ainda, em tê-lo como orientador de tese e além disso, ele me honrou escrevendo a apresentação do meu livro: Os elementos mágicos dos contos de fada na educação, que foi o resultado da tese que defendi.
    Ele, com aquele olhar sem julgamento, como afirma o colega acima, fez com que eu me julgasse e me corrigisse.
    É impossível entrar numa aula do Severino e sair do mesmo jeito que se entrou. Creio ter saído melhor. Valeu a pena!
    Dilvanir - São Bernardo

    ResponderExcluir
  9. Olá, por favor me esclareçam uma dúvida. Tive aula de literatura no cursinho Anglo em Campinas e tive um professor de nome Severino, de literatura, por acaso é este mesmo? Ele era muito bacana e genial. Falando com minha filha que está fazendo o cursinho agora, me lembrei dele. Moro em Americana hoje e gostaria de saber onde ele dá aulas hoje.

    ResponderExcluir
  10. Tenho aula com ele hoje em dia no cursinho anglo - guaratingueta, excelente professor. Inclusive, recentemente foi publicado um vídeo muito bom dele, olhem: http://www.youtube.com/watch?v=_kG-Ov2VG10&feature=share

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, tive aula com o Severino há mais de 20 anos atrás no Anglo Campinas,e tenho otimas lembranças dele e gostaria muito de te algum contato com ele, por favor depois pergunta a ele se tem algum email que eu posso me comunicar com ele. Muito obrigada.
      Lara Wagner

      Excluir
  11. Tive aula com Severino há mais de 20 anos, no Anglo Campinas, realmente uma verdadeira paixão este homem. É tudo isso que todos colocaram acima e ao mesmo tempo uma pessoa indescritível e inesquecível. Estes anos todos se passarm e sempre me lembro dele, do seu sorriso, da sua fala doce...um encanto. Me fez me apaixonar pela literatura, pelas palavras, pela vida. Muito obrigada! Gostaria muito de um dia poder reencontrá-lo.
    Lara Wagner

    ResponderExcluir
  12. Oi Severino,estimado amigo ! Roberto Mendes da ACLA. Preciso falar com você . Quando vai vir para Cachoeira Paulista ? Grande abraço !

    Roberto

    ResponderExcluir
  13. Severino foi meu mestre inspirador. Em 1980 qdo iniciei a faculdade, com 18 anos, muitos sonhos e uma ingenuidade linda, me encantei com as aulas desse professor. Ainda me lembro, com muita saudades e não posso evitar as lágrimas. Toda quinta-feira ficava ansiosa para chegar à faculdade. Ele sempre davam um tema qualquer para que fizéssemos uma redação. Eu amava!!!!

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Dilvanir Gonçalves e tive a enorme alegria de ter sido aluno do Professor Severino. É muito difícil explicar como são as aulas dele, por isso te agradeço por ter feito isso tão bem. Só não é possível colocar aqui a emoção que ele transmitia.

    ResponderExcluir